Superintendência de Ações Regionais da Prefeitura de Ilhéus acelerou esta semana os serviços de recuperação das estradas vicinais do município. Equipes e máquinas chegaram à Ponta da Tulha, na tarde de segunda-feira (30) e realizaram serviços também nas localidades da Carobeira, Santo Antônio e Rio do Engenho. Estradas de acesso aos distritos e povoados vêm sofrendo fortes impactos das chuvas de inverno nos últimos dias.

Segundo o superintende, Angelito Dias, a manutenção da Ponta da Tulha é mais complexa, devido ao desnível das casas em relação às ruas, que exige drenagem das poças de lama e secagem, antes dos serviços de cascalhamento e compactação da via. Ele explica que o desgaste das estradas de Ilhéus é um reflexo de ações passadas, quando eram realizados apenas serviços de patrolamento.  “Isso danifica muito a base da estrada, chegando até ao barro, então agora é necessário cascalhar novamente”, enfatiza.

Angelito Dias ressalta também que, mesmo com a atual escassez de cascalho, a administração municipal, atendendo a determinação do prefeito Mário Alexandre, não mede esforços para melhorar as condições de tráfego nas estradas vicinais do município. O cronograma de trabalho inclui ainda serviços em toda a zona norte, a fim de garantir o trânsito diário dos moradores e também atender as demandas previstas para o verão.

Na zona sul, segundo ele, as equipes já concluíram os serviços nas estradas do Couto, Santo Antônio, Rio do Engenho e depois seguem para Maria Jape, Acuípe do Meio, Acuípe de Baixo e seu entorno. “O prefeito tem dado todo o suporte de maquinário para que o trabalho seja realizado e atenda às necessidades daquelas localidades, concluiu o superintendente.